Hoje, ao ler uma matéria sobre a inauguração do maior supercomputador de Minas Gerais(em amazenamento e processamento de dados) pela UFMG, que apresenta memória distribuída e compartilhada com um total de 53 nós. Cada nó tem quatro processadores Intel Quad Core (com quatro núcleos cada), o que totaliza 848 núcleos alem de 1,6 terabytes de memória RAM e 145 terabytes de memória física e pode chegar a 9TFlops de processamento.
Isso tudo me despertou uma curiosidade sobre a especificação dos maiores computadores do mundo e para que eles são usados. O site top500 temos uma lista atualizada dos 500 maiores do mundo, e de cara da para perceber que entre os top 10 o tio sam domina com 8 dos 10 maiores entre eles o Jaguar XT5, o Roadrunner, o Kraken alem do Pleiades e o Blue Gene , a Alemanha e a China aparecem como intrusos nesta seleta lista.
Outra Curiosidade é que o sistema mais usado para computadores de alta performance é o linux para se ter uma ideia entre os 10 mais 100% usam o sistema do pinguim, sendo que 4 deles usam o SLES(SUSE Linux Enterprise Server), 2 usam o CentOS , 1 usa Red Hat Enterprise Server, outros 2 usam Cray Linux Environment(Baseado no SLES), e o chinês usa linux mas não divulga o nome da distribuição provavelmente é uma criada por eles.
Estes computadores chegam a casa dos Petaflops(Flops - pontos flutuantes por segundo) em termos de performance, uma comparação para simples visualização do poder de processamento de um destes computadores e que um supercomputador como o Tianhe-1 que é o quinto no raking efetua em 1 dia cálculos que um computador comum gastaria pelo menos 160 anos para efetuar.
Atualmente o mais rapido é o Jaguar XT 5 da Cray Inc. desenvolvido para o NCSS - Centro nacional de Ciencias Computacionais dos Estados Unidos. no final de 2008 o XT 5 tinha performance avaliada em 1.3 petaflops em 2009 com um upgrade de 224,256 nucleos , passou para 1.75 petaflops passando então de 34º para 1º no raking.